Como Aumentar a Eficiência e a Rentabilidade no Setor Bancário

Mesmo com todos os progressos tecnológicos e conhecimentos de mercado, ainda há muitos desafios que precisam ser vencidos pelo setor financeiro, a fim de que possa se tornar mais rentável e eficiente.

Embora a maioria desses desafios seja complexa e possua impactos muito relevantes, grande parte deles abre oportunidades de negócio, melhorando a situação da atividade. Quer conhecer os cinco principais desafios dos processos no setor financeiro e como é possível vencê-los? Então, continue a leitura.

Segurança Falha

A dificuldade de adaptação, inclusive, está diretamente relacionada aos problemas com segurança encontrados pelo setor. Como o trânsito é de informações altamente confidenciais e importantes, o setor financeiro ainda encontra dificuldades em garantir a segurança, principalmente falando de adaptação a novas realidades.

Processos lentos

Muitos processos do setor financeiro ainda são feitos de maneira manual, o que faz com que sejam mais lentos e, portanto, mais demorados. Isso inclusive diminui ou prejudica a disponibilidade dos resultados desses processos, já que é preciso esperar um tempo muito maior para ter acesso às conclusões.

Nesse sentido, o melhor jeito de diminuir o tempo de conclusão do processo é investir não apenas em ferramentas automatizadas, mas também em ferramentas que sejam personalizadas para cada caso. Uma análise de crédito, por exemplo, pode ser muito mais rápida se for feita de maneira automática, o que aumenta a produtividade.

Trabalhos manuais

Os riscos de confiabilidade também estão associados ao uso extensivo de mão de obra humana. Isso significa que, ao designar funcionários para tarefas excessivamente complexas, como conciliações muito longas ou cálculos muito complexos, existe um risco associado de que essas informações estejam erradas em maior ou menor grau.

Automatizar os processos, por sua vez, garante que esse risco seja diminuído ao mínimo possível, já que a configuração e uso corretos garantem que os dados sejam realmente relevantes e confiáveis.

Ainda, novas tecnologias chegam ao mercado para mudar esse cenário. O uso de Inteligência Artificial pode contribuir para diminuir a intervenção manual nos processos, e consequentemente diminuir riscos e aumentar a confiabilidade.

Custos elevados

A maior lentidão também faz com que boa parte dos processos no setor financeiro seja mais cara. Aliado a isso, a eficiência não acompanha os custos e muito menos o tempo que o processo demora.

Dessa forma, o setor financeiro acaba pagando mais por um serviço menos eficiente e que demora mais a ser concluído. As soluções financeiras também tendem a resolver essas questões, porque, se tempo é dinheiro, a economia começa logo em acelerar os processos.

Ao torná-los mais completos e mais disponíveis, essas soluções também fazem com que eles possuam um custo final menor. Gostou das dicas? Comente abaixo e compartilhe conosco sobre os principais desafios da sua área!

Por Pedro Oliveira, CBO da Quadra Softworks