Quadra - 24-05 - Feed

Os Principais Desafios Operacionais De Quem Trabalha em Bancos

Novas regulamentações, exigências crescentes quanto à segurança e autenticação, necessidade constante de ser mais ágil e eficaz, mudanças no perfil dos clientes. Enfim, a alta competitividade do mercado financeiro traz inúmeros desafios operacionais para os bancos.

Por isso, entender quais são esses problemas é importante para compreender melhor como a sua instituição bancária se insere no mercado e quais são as oportunidades disponíveis. Neste sentido, conheça tudo sobre os principais desafios operacionais que os bancos enfrentam hoje e saiba como solucioná-los:

Eficiência dos processos

Em meio à competitividade crescente, a otimização de processos é um dos maiores problemas enfrentados pelo setor bancário. Isso porque implica em reduzir custos, em aumentar a produtividade e em fortalecer a digitalização e a automação, sem prejudicar a experiência do cliente ou a qualidade dos serviços.  Se você deseja alcançar esse objetivo, siga o seguinte passo-a-passo:

  • Mapeie todos os processos atuais da empresa, listando também os problemas, fraquezas e forças de cada um deles. Assim, será possível identificar o que precisa ser mudado (o que não está funcionando), corrigido (o que apresenta problemas ou riscos) ou fortalecido (o que está dando certo);
  • Após o mapeamento, chegou o momento de realizar as mudanças, correções e otimizações identificadas. Para isso, é preciso buscar tecnologias disponíveis para tal, considerando empresas especializadas em determinados processos ou soluções, que podem ser contratadas ou com as quais podem ser formadas parcerias, como é o caso da Quadra Softworks.

Enfim, os bancos enfrentam diversos e significativos desafios operacionais que inviabilizam o seu desenvolvimento e, consequentemente, a satisfação do cliente. A tecnologia é uma grande aliada na busca pelas respostas a esses problemas. Então, não deixe de verificar as possibilidades que soluções tecnológicas podem trazer para a sua empresa.

Segurança da Informação

Para proteger a instituição financeira e também os clientes, é preciso estabelecer processos que atendam às regulamentações do setor bancário no que tange à segurança e ao uso de dados pessoais. Um dos principais aspectos é a autenticação de usuários.

Ainda, ter a certeza de que o seu usuário é realmente quem ele diz ser é fundamental para qualquer negócio, mas especialmente para os bancos. Isso porque, depois do setor de telefonia, as instituições bancárias e demais empresas do mercado financeiro são alvo de 29,3% das tentativas de fraude de identidade ocorridas no Brasil.

Sendo assim, é preciso investir em maneiras de fortalecer a segurança e as estratégias antifraude do banco, principalmente durante o processo de cadastro. Dessa forma, é possível evitar que indivíduos fraudadores se tornem clientes da empresa e tenham acesso a empréstimos, cartões de crédito e demais serviços da instituição.

Por isso, é fundamental acompanhar as novas e eficazes soluções de verificação, promovendo a atualização constante de medidas de segurança, pois a mesma iniciativa é adotada pelos fraudadores. 

Assim, é necessário investir em recursos inovadores e de confiança para não deixar a segurança da empresa vulnerável e defasada. Soluções de biometria e de validação de documentos estão entre as melhores opções para resolver esse desafio.

Seguir regulamentações do Banco Central

O crescente número de transações bancárias realizadas via aplicativo gera um alto volume de dados pessoais dos clientes que precisam ser geridos pelos bancos. Como garantir, então, que o desenvolvimento da aplicação será seguro?

Esse é um dos principais desafios operacionais enfrentados atualmente pelo setor. Dentro de uma realidade em que 67% dos usuários estão dispostos a compartilhar mais informações se perceberem vantagens em troca disso, a alta quantidade de informações pessoais exigidas não é um problema, mas aumenta o grau de exigência sobre o banco.

Por isso, nos últimos anos, cresce também o número de regulamentações e leis dedicadas a controlar a segurança e a privacidade de dados do usuário. Assim, essas novas diretrizes não podem deixar de fazer parte dos processos da sua instituição.

Portanto, além da Lei Geral de Proteção de Dados, à qual todas as empresas devem estar em compliance, os bancos também precisam seguir regulamentações do Banco Central como a nº 4.753/2019, que governa a abertura e o encerramento de contas por meio eletrônico, e a nº 4.658/2018, que dispõem sobre o uso de servidores em nuvem terceirizados.

Para obedecer devidamente a todas as regulamentações que incidem sobre as empresas do setor bancário dentro dos prazos estabelecidos, é fundamental acompanhar as novidades do ambiente e traçar planos de adaptação e de conformidade a cada uma delas.

Sendo assim, em parceria com os profissionais jurídicos e de compliance, o operacional da empresa precisa assegurar que os serviços bancários atendem aos devidos compliances e regulamentações do setor.

Enfim, esses são alguns dos principais desafios operacionais que as instituições financeiras precisam superar para manter-se competitivas no mercado. Neste sentido, ao contar com o suporte de empresas especializadas, como a Quadra Softworks, a sua empresa passa a dispor de sistemas altamente tecnológicos e eficientes.

Gostou deste conteúdo? Quais temas você gostaria de ver por aqui? Responda nos comentários e compartilhe este artigo nas suas redes sociais.